A maior aventura de todos os tempos, num dos melhores filmes já produzidos! A obra-prima de Stanley Kubrick e da ficção científica!

by

 

    

     Inicialmente, ressalto que se trata de um dos filmes mais incompreensíveis e complexos da história do cinema, e duvido muito que quem o veja não fique algum tempo perplexo e pensativo após a cena final.

     O filme é dividido, ao contrário do que muitos dizem, em quatro partes, sendo que a primeira se passa há milhares de anos atrás, na pré-história, onde figuram macacos como personagens. A genialidade de Stanley Kubrick começa a ser notada já nos primeiros minutos, introduzindo cenas fotograficamente incríveis. Cerca de meia hora se passa, sem falas, captando, tão-somente, o dia-a-dia dos macacos. A trilha sonora já surpreende nesse curto espaço de tempo.

     A segunda parte, pode-se dizer que se assemelha a um musical, divinamente embalado pela clássica Danúbio Azul, onde as naves parecem, simplesmente, estar dançando ao som da valsa. Em minha opinião, estas cenas intermediárias são as melhores da película, com um trabalho de câmera milimetricamente perfeito, eis que os detalhes sempre foram o primor de Kubrick.
 
     Após, surge a seqüência da missão a Júpiter, na qual a espaçonave possui como sistema nervoso um tecnológico computador, com raciocínio e inteligência, chamado de HAL, alusão à empresa IBM, uma vez que todas as iniciais são exatamente uma anterior. Neste momento do filme, é que começa, realmente, a ter algum diálogo considerável entre os personagens.

     A última divisão que há na estória, baseada no livro de Arthur C. Clarke, escrito simultaneamente com o roteiro de Stanley Kubrick, é a psicodélica viagem ao infinito e à incompreensível existência humana no Universo, caracterizando-se como uma das cenas mais impressionantes já produzidas, diferente de tudo que já foi feito.

     Todas as partes são ligadas pela presença de um monolito, que tende a significar a presença de um ser superior que guia a raça humana em todas as épocas e distâncias do Universo.

     Apesar do ritmo cadenciado que o filme apresenta, ele jamais perde o foco e se transforma em algo maçante, pelo contrário, parece que todas as cenas são todas absolutamente necessárias para o desencaixe da aventura. Outro ponto de destaque é que, após 30 anos da produção do filme, o espaço criado por Kubrick ainda impressiona pelos detalhes visuais e técnicos, não sendo à toa que Spielberg classificou-o como o “Big Bang” da ficção científica. Impossível não levar em conta a magnífica trilha sonora, sendo o toque diferencial que transforma o filme em uma das maiores obras do cinema, dando leveza e sentimento a cada cena. 

     Visualmente incrível, 2001: Uma Odisséia no Espaço é um filme odiado por muitos e amado por poucos, isso porque não se trata apenas de uma aventura qualquer, mas de uma obra que possui o seu foco na reflexão e questionamento a respeito de temas como a origem do ser humano e do Universo.

    “Open the door HAL” e deixe o medo e o mistério do Universo e da Humanidade tomar conta de você!

     Simplesmente sensacional!

     Avaliação: 10

 

Ficha Técnica: 

2001: Uma Odisséia no Espaço (2001: A Space Odyssey, 1968)
Direção:
Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke
Elenco: Keir Dullea, Gary Lockwood
, William Sylvester, Douglas Rain, …
Duração: 149 minutos
Distribuição: MGM
Orçamento: US$ 10 milhões

2 Respostas to “A maior aventura de todos os tempos, num dos melhores filmes já produzidos! A obra-prima de Stanley Kubrick e da ficção científica!”

  1. Caetano Says:

    Conforme dito pessoalmente, esse filme só louco gosta!!!!! Quem é normal já enche o saco no início do macaco brincando com o osso…

  2. Caetano Says:

    retiro o que disse….
    genial!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: