Groundhog Day é uma excelente comédia, bem acima da média!

by

 

feitico-do-tempo-poster01

 

     Da mesma safra de comédias do fim da década de 80 e início dos anos 90, Feitiço do Tempo acrescenta a esse rol muita qualidade, principalmente advinda do ótimo roteiro e dos grandes atores.

     O roteiro conta a estória de Phil Connors, o “homem do tempo” arrogante de um canal de televisão de Pittsburgh, que ao cobrir o Festival da Marmota – uma espécie de previsão sobre quanto tempo falta para o inverno terminar, feita pela própria marmota – acaba ficando preso sempre ao mesmo dia, 2 de fevereiro. A partir dessa situação, Phil começa a rever seus conceitos sobre o relacionamento com as pessoas e sobre o amor. Aqui surge a questão mais interessante do filme: o quanto podemos mudar se ao menos tentarmos rever as nossas atitudes do dia-a-dia? 

     O diretor e roteirista Harold Ramis, que já havia participado de Os Caça-Fantasmas e, posteriormente, viria a escrever e dirigir a série Máfia no Divã, consegue prender o espectador numa leveza típica e natural das comédias daquela época, lembrando a gênios como Tim Burton.

     Bill Murray, até então uma promessa da comédia norte-americana, interpreta com muita propriedade o arrogante jornalista, o que seria uma janela pra se tornar o excelente ator que é hoje em dia. Andie MacDowell, linda como de costume, atua de forma belíssima também, dando um carisma especial à situação amorosa vivida pelos dois ao longo do mesmo dia. Os demais coadjuvantes também dão certa naturalidade à estória.

     O que me indaga bastante e me faz exaltar essas comédias simples e não menos interessantes de tempos passados é a falta de uma continuidade delas nos dias atuais. Hoje em dia, o mercado cinematográfico tem investido em comédias ridículas e sem nenhuma qualidade, em qualquer sentido. Nesse sentido, devemos apreciar a essa obra cultuada pelos adoradores de belas comédias porque ela possui um belíssimo roteiro e uma naturalidade digna de poucos filmes.

     Um clássico da comédia, um roteiro excepcional! Diversão mais que garantida!

     Avaliação: 7,5

Ficha técnica:

Feitiço do Tempo (Groundhog Day, 1993)
Diretor:
Harold Ramis
Roteiro: Danny Rubin e Harold Ramis
Elenco: Bill Murray, Andie Macdowell, …
Duração: 101 minutos
Distribuição: Columbia Pictures

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: