AC/DC!

by

Inicialmente gostaria de agradecer o convite do grande amigo Gringo para escrever neste blog do qual sou leitor assíduo, não só pela amizade com quem o escreve, mas também pela qualidade com que ele é elaborado e pelo interesse nos temas tratados (a gente ainda vai fazer aquele curso de cinema!).

Dito isso, vamos ao que interessa.

Acredito que a expectativa por esse show começou para mim nos primeiros anos de faculdade quando, em um encontro com os amigos na casa do grande Biel, também colaborador deste blog, ele e o Gringo me mostraram o DVD do show da banda em Munique (Stiff Upper Lip Live). Até então eu conhecia pouco sobre o AC/DC e me surpreendeu a grandeza daquele show que tinha canhões ao fundo e sinos que desciam do nada. A partir daí passei a procurar mais material sobre a banda, sempre com ajuda dos amigos. Inevitavelmente, virei fã.

Depois disso ficou acertado: quando eles viessem ao Brasil (se eles viessem…), não poderíamos perder a oportunidade. Assim, quando foi confirmado que haveria o show em São Paulo, tudo foi arranjado para que pudéssemos comparecer. Fomos eu, Gringo, Biel e Lucas.

A entrada no Estádio Morumbi foi memorável. Após várias horas na fila, muitas delas com chuva forte (e o Biel dizendo que não queria capa de chuva), parecia uma conquista chegar à pista.

E após tanto sofrimento (nem tanto)…. mais sofrimento (de verdade!). O show do Nazi foi constrangedor. Só o gordão do meu lado sabia cantar as músicas dele, e os covers estavam lamentáveis. Foi até injusto com o pobre coitado, todo mundo esperando para o show de verdade começar. Nunca mais ele vai ter a oportunidade de cantar 75 mil pessoas. Pelos menos, assim espero!

Com o fim do suplício, veio a expectativa. E depois disso, a loucura. O vídeo feito para a abertura do show foi muito bem imaginado. Combina com o estilo da banda. No final, o telão se parte em duas partes, e de trás sai um trem esfumaçante, ao mesmo que a banda entra tocando Rock’n’Roll Train. Como bem salientado pelo Gringo, as primeiras músicas foram um “empurra-empurra”, resolvido logo após pela organização do evento.

O título do post veiculado pelo grande blogueiro anfitrião não poderia ser mais apropriado. “UM SHOW, DE VERDADE!” – toda música tocada pela banda tem um complemento visual. O trem que sai fumaça e que depois sai fogo! O sino que desce do teto com um vocalista sem noção pendurado! Uma boneca inflável gigante que surge montada no trem e que bate o pé de acordo com a batida da música! Canhões explodindo no final do show! Tudo é pensado para impressionar… e impressiona!

Porém o principal do show é a música, e nem poderia ser diferente. O set list merece poucos reparos, talvez uma ou outra música que faltou, o que é inevitável para uma banda com tantas músicas boas. A escolha foi por uma mescla de clássicos (Back in Black, Thunderstruck, The Jack, Let There Be Rock, For Those About To Rock, entre outros) e músicas do novo – e bom – álbum.

Deixando de lado as análises técnicas, até porque não me sinto apto para fazê-las, era de impressionar o impacto que o espetáculo causava nos espectadores, sendo que a incrível maioria era de marmanjos barbudos. Em alguns momentos olhava para o lado e via os amigos inertes, de boca aberta. Era quase como hipnose, principalmente durante os solos de guitarra de Angus Young (alguns de quase vinte minutos e em cima de plataformas suspensas!). A propósito, é incrível como os velhinhos ainda agüentam fazer tudo aquilo. Eu, com meus 23 anos, acabei o show exausto, com a garganta doendo da gritaria.

Disso tudo, fica a certeza de que participamos de um evento único, inigualável. A afirmativa é até um pouco melancólica, uma vez que é extremamente improvável que o AC/DC retorne ao Brasil. Mas com certeza é melhor lembrar como foi do que imaginar como seria.

For Those About To Rock… We Salute You!

Avaliação: 10

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: