“Sunkmanitu Tanka Owaci”

by

Confesso que jamais havia assistido a esse filme, que é considerado, com todo o merecimento, um clássico da década de 90. Até então, perguntava-me o que haveria de tão especial numa história já batizada em tantos outros filmes, podendo até ser considerado um extremo clichê. Questionava-me, ainda, que não teria o cacife para derrotar Os Bons Companheiros e Poderoso Chefão III na disputa pelo Oscar. Ou seja, apesar do reconhecimento e do conselho de amigos para assisti-lo, continuava com o meu preconceito arrogante sobre a qualidade da obra. E foi aí que eu me enganei cegamente: Dança com Lobos é um filme a ser visto e revisto, com história e sentimentos sinceros e formidáveis a serem sopesados nos dias de hoje, onde perdemos nossa crença sobre os reais valores da vida diante do regime capitalista instituído pelo homem (o filme enfatiza muito bem isso, o que ironicamente já era previsto há muitos anos atrás, inclusive porque o filme se passa no século XIX). 

Um filme subestimado (ainda que erroneamente) por mim, superestimado por outros e digno de aplausos: uma grande experiência emocional e visual (aliás, para isso que servem os filmes).

Avaliação: 8,5

Deixe uma Resposta

