The Black Keys e Brothers: imprescindível pra quem gosta de boa música!

by

 

Depois de meses, estou de volta.

 

Narro-lhes a situação de um amor à primeira vista.

Certo dia – mais precisamente no dia 21 de janeiro de 2011 (sexta-feira) -, fuçando no site da Rolling Stone inglesa, cansado de escutar sempre as mesmas coisas, dentre elas Queens of The Stone Age, Radiohead, The Doors, e, nos últimos dias, Cage The Elephant (uma bandinha indie que parece querer copiar os passos/estilo do Arctic Monkeys, e que dá a sensação sonora de que tudo aquilo já fora escutado anteriormente – ainda que seja relativamente bom), encontrei a lista dos melhores discos lançados em 2010. Lá estavam bandas e discos já conhecidos da minha parte, quando me deparo com a segunda colocação: “This is an album by The Black Keys. The name of this album is Brothers”. (Até então, desculpem-me os que já haviam escutado e já sabiam da sua qualidade, a banda me era desconhecida)

Resolvi, então, investigar o porquê da segunda colocação.

E o que surge? Nada mais do que aqueles sons indecifráveis, principalmente com as limitações musicais de hoje em dia. Algo original. Um blues/rock feito apenas com uma guitarra e uma bateria. Simples, mas encorpado. Um pouco de Jimi Hendrix Experienced; um pouco de soul music; uma pitada de psicodelia; mas tudo dentro de um padrão compacto. Voz intuitiva, com sotaque e estilo, dá charme à guitarra e seu ritmo hiptonotizante, tocada à maneira dos grandes mestres, acompanhadas da bateria, que parece dançar no mesmo transe com uma leveza e naturalidade pouco vistas.

Confesso que não consegui fazer outra coisa (apesar da necessidade de fazê-la), no fatídico dia 21/01/2011, a não ser escutar e re-escutar várias vezes o disco com o queixo caído.

Extremamente complicado elencar as qualidades e as músicas mais interessantes, até porque ainda estou em fase de paixonite pelo álbum. Contudo, destaques para a inaugural “Everlasting Light” (escohida pela Rolling Stone como a 11ª melhor música do ano de 2010); “Next Girl”; “Tighten Up” (mais pop, acredito, mas não menos excelente); e todas as outras, sendo que essas mencionadas são as três primeiras. Ou seja, não tem nada ruim, pelo contrário, é tudo extremamente audível e de primeiríssima qualidade. Coisa rara!

O Wikipédia, na sua matéria sobre a banda, menciona a semelhança com White Stripes (pelo fato de ser uma dupla apenas de guitarra/bateria) e com Jimi Hendrix Experienced. Cita que músicos reconhecidos são fãs da dupla, tais como: Josh Homme (QotSA), Thom York e Jonny Greenwood (Radiohead), Kirk Hammet (Metallica), Matt Helders (Arctic Monkeys) e Liam Gallagher (Oasis).

Deixo, abaixo, alguns links para mais informações, caso a investida (mais do que certeira e aconselhada) lhes interessem:

30 melhores álbuns de 2010, Rolling Stone inglesa: http://www.rollingstone.com/music/lists/30-best-albums-of-2010-20101213/the-black-keys-brothers-19691231
– Crítica de David Fricke, Rolling Stone: http://www.rollingstone.com/music/albumreviews/brothers-20100517
– Wikipédia: http://en.wikipedia.org/wiki/The_Black_Keys
– Site Oficial: http://www.theblackkeys.com/ 

Escutar Brothers foi, pra mim, como ter encontrado aquela guria que sabes que é diferenciada e que pode mudar tua vida!

Nota: 10

 

Ficha técnica

The Black Keys – Brothers (2010)

Dan Auerbach (voz e guitarra) / Patrick Carney (bateria)

1 – Everlasting Light
2 – Next Girl
3 – Tighten Up
4 – Howlin’ For You
5 – She’s Long Gone
6 – Black Mud
7 – The Only One
8 – Too Afraid to Love You
9 – Ten Cent Pistol
10 – Sinister Kid
11 – The Go Getter
12 – I’m Not The One
13 – Unknown Brother
14 – Never Give You Up
15 – These Days

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: