O cinema atual!

by

Nunca fui muito fá de filmes de ficção científica. Mas Inception nada mais é do que o ápice do que se pode considerar cinema! Cinema na sua arte intrínseca de espetáculo puro. Assistir a esse inimaginável filme de Christopher Nolan – que confabulou sobre o roteiro por intermináveis 10 anos – é uma experiência única. Sou fã de cinema e costumo ir bastante às grandes salas, contudo, é nessa “doideira psicológica” que eu tive a maior sensação de êxtase jamais vivenciada por mim na grande tela. Ao vê-lo pela segunda vez comentei com um camarada, segundos antes de começar a sessão: “te prepara pra uma das coisas mais sensacionais que tu já assistiu. Se puder, respira fundo, porque será a única vez em duas horas e meia de filme.” Fato!

Surpreende-me o fato de o cinema estar acompanhando tendências atuais. Isso pode ser verificado pelo fato de os grandes filmes de destaque do ano serem Inception e The Social Network. Esse último angariando todos os prêmios por onde passa, para deleite da quase unanimidade de críticos profissionais e amadores. Particularmente, não me agradou tanto assim. Talvez por não ser apreciador de filmes corridos, ao estilo The Godfellas. Mas a questão é que, sem dúvidas, é uma obra-prima contemporânea. Direção e roteiro, acompanhados de uma trilha sonora extremamente cult e simplesmente perfeita para cada cena demonstrada, dá um charme único a essa história real cujo resultado é usufruído por todos nós no dia-a-dia, através da ferramenta social chamada The Facebook (ou melhor, nas palavras de Sean Parker: “just Facebook”).

Espero, sinceramente, que no Festival da entrega do Oscar, Inception ao menos saia vencedor com a estatueta de filme (o que eu acho dificílimo, pelas tendências da Academia), direção (o que a meu ver é merecida), roteiro (idem), ou trilha sonora (feita pelo mestre Hans Zimmer). Contudo, se The Social Network levá-las, não ficarei decepcionado, ainda que um pouco descontente. Mas gosto é gosto, e não se discute, desde que estejamos falando de obras tecnicamente igualáveis, o que é o caso.

Que o Oscar não faça injustiças totais como fez no ano passado, ao não reconhecer Bastardos Inglórios como o melhor filme do ano!

Avaliações:

Inception – 9,5
The Social Network – 8,5

A Origem (Inception, 2010)
Produção:
Christopher Nolan, Emma Thomas
Direção: Christopher Nolan
Roteiro:  Christopher Nolan
Elenco: Leonardo DiCaprio, Ellen Page, Ken Watanabe, Michael Caine, Cillian Murphy, Joseph Gordon-Levitt, Marion Cotillard, Tom Hardy, …
Trilha Sonora: Hans Zimmer
Duração: 148 minutos
Orçamento: US$ 160 milhões
Distribuidora: Warner Bros.
Site Oficial: http://wwws.br.warnerbros.com/inception/mainsite/

A Rede Social (The Social Network, 2010)
Produção: Dana Brunetti, Ceán Chaffin, Michael De Luca e Scott Rudin
Direção: David Fincher
Roteiro: Aaron Sorkin, baseado em livro de Ben Mezrich
Elenco: Jessé Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, …
Trilha Sonora: Trent Reznor
Duração: 121 minutos
Orçamento: US$ 50 milhões
Distribuidora: Sony/Columbia Pictures
Site Oficial: http://www.thesocialnetwork-movie.com/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: